Operação Ricardo Franco
Nioaque (MS) – No período de 20 a 25 de novembro de 2021, o 9º Grupo de Artilharia de Campanha, “Grupo Major Cantuária”, participou da Operação Ricardo Franco, realizando uma marcha para o combate fluvial de Corumbá ao Forte Coimbra, na região do Pantanal Sul-mato-grossense.
O exercício coordenado pelo Comando Militar do Oeste e a cargo da 18ª Bda Inf Fron contou com a participação de 52 militares do 9º GAC, além de militares de diversas Organizações Militares do Exército, subordinadas ao CMO, e da Marinha do Brasil.
A operação Ricardo Franco foi um grande exercício de adestramento a cargo da 18ª Bda Inf Fron, no qual o 9º GAC realizou pela primeira vez o transporte de 2 (dois) obuseiros 105mm M101 da 2ª Bateria de Obuses no percurso de Corumbá ao Forte Coimbra pelo Rio Paraguai, na embarcação ferryboat Forte Coimbra do 17º Batalhão de Fronteira.
Após a marcha ao Forte Coimbra, o Grupo realizou tarefas inerentes aos subsistemas de Artilharia e coroando o Exercício e o ano de instrução, realizou tiros percutentes em um polígono de tiro inédito.
Ao término do exercício, o 9º GAC participou do Seminário de Operações no Pantanal, abordando a Função de Combate Fogos com ênfase no planejamento e coordenação de fogos na Marcha para o Combate Fluvial e Terrestre e as peculiaridades, meios mais adequados e limitações de Emprego da Artilharia no ambiente do Pantanal.
Mídias Sociais