Histórico
Devido à posição estratégica em que se encontra a cidade, foi criado em 25 de março de 1939 o 1º Grupo do 5º Regimento de Artilharia de Divisão de Cavalaria, ocupando inicialmente as instalações do aquartelamento do antigo 4º Batalhão de Sapadores na cidade vizinha de Aquidauana - MS.
Em 1946, essa tradicional organização militar de artilharia do Exército Brasileiro, passou a denominar-se 9º Grupo de Artilharia a Cavalo 75 (9º GACav 75), modernizando seus equipamentos com os canhões Krupp 75mm.
No dia 1º de setembro de 1955, uma Bateria de Obuses deslocou-se para a cidade de Nioaque, dando início à ocupação do novo aquartelamento.
Em 19 de novembro de 1957, aproveitando as comemorações do Dia da Bandeira, e assim, revestindo o acontecimento de maior brilho, instalou-se o Grupo em Nioaque com todo o seu efetivo, concluindo definitivamente a sua mudança de sede.
Em 1958, a unidade tornou-se motorizada, recebendo a denominação de 9º Grupo de Canhões 75 Auto-rebocado.
Em 1975, com a substituição dos Canhões Krupp 75 pelos atuais Obuseiros 105mm, mudou a denominação para 9º Grupo de Artilharia de Campanha - 9º GAC.
Em 1980 o 9º GAC passou a ser orgânico da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada - Brigada Guaicurus, sediada em Dourados, criada em virtude da extinção da 4ª Divisão de Cavalaria.
No ano de 2003, uma comissão de oficiais do 9º GAC realizou um estudo visando propor um nome histórico e estandarte para a unidade.
Em novembro de 2003, por ordem do então Comandante do Exército General Gleuber Vieira, decidiu entregar a denominação histórica "Grupo Major Cantuária" ao 9º GAC, em homenagem aos feitos heróicos do nobre militar que tão bravamente atuou à frente da nossa Artilharia, durante a epopéia da Retira da Laguna, e que, merecidamente passa a ser imortalizado perante a História do Brasil e na alma de cada integrante do Grupo.
Mídias Sociais